O envelhecimento é um processo natural que ocorre com o tempo na coluna vertebral e outras partes do corpo.
Mas, será que é só os velhinhos que têm degeneração da coluna vertebral?
De acordo com um estudo realizado pelo National Institutes of Health (NIH), aproximadamente 60% das pessoas com mais de 40 anos têm algum grau de artrose na coluna lombar, embora nem sempre cause dor.
O que é Espondiloartrose?
É um termo utilizado para se referir a artrose na coluna vertebral, sendo a coluna cervical (pescoço) e a lombar (parte inferior das costas) mais afetadas.
A diminuição do núcleo pulposo do disco intervertebral provoca a diminuição da altura dos discos entre uma vértebra e outra, gerando os osteófitos (bico de papagaio) que é uma reação de proteção da coluna e indica o começo da degeneração.
Causas:
- Envelhecimento
- Obesidade
- Depois dos 45 anos as mulheres são mais propensas
- Desalinhamentos da coluna com sobrecarga inadequada
- Má posturas e maus hábitos
Quais são os sintomas?
- Dor é o primeiro sinal e as principais regiões são as cervicais e as lombares, podendo começar de maneira sutil e ir aumentando com o passar do tempo.
- A rigidez também é percebida depois de longos tempos sentado ou em pé e ainda algumas pessoas sentem dificuldades em manter uma postura “correta”
- Os desalinhamentos posturais são perceptíveis, pois a pessoa adota uma postura encurvada ou retraída por conta da dor e falta de mobilidade.
Tratamento:
A degeneração na coluna não pode ser revertida, porém a Quiropraxia pode ajudar a retardar a evolução por meio dos ajustes quiropráticos.
Manter a coluna ajustada faz com que a biomecânica da coluna vertebral mantenha um espaçamento adequado dos discos e assim prevenir e melhorar as dores e mobilidade.
Cuidar da coluna vertebral é um passo fundamental para melhorar a saúde e qualidade de vida. Não negligencie as pistas que seu corpo te dá.
A Quiropraxia Takaki pode te ajudar faça uma avaliação, entre em contato através do WhatsApp